sábado, 24 de setembro de 2011

Estados Unidos depois da II Guerra Mundial

Turma: 3° A
Marcos Atreius Reis Santos     marcosatreius@hotmail.com
Dayse Klesia dos Santos          dayse.klesia@hotmail.com

A decisão de entrada dos Estados Unidos na 2ª guerra mundial, foi causada principalmente, após o ataque dos Japoneses á base naval norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941. Após esse ataque o EUA declarou guerra ao Japão. Em 6 de agosto de 1945 , os Estados unidos lançou uma bomba atômica sobre Hiroshima matando mais de 78 mil pessoas e destruindo 60% das casas da cidade. O presidente Truman alegou ter ordenado o ataque a fim de evitar uma invasão ao Japão, que teria custado, centenas de milhares de vidas. Após o lançamento de uma segunda bomba atômica sobre Nagasaki, três dias depois, os japoneses pediram a paz.
A segunda guerra mundial provocou ainda uma modificação nas estruturas de poder. Os EUA e a URSS surgiram como os dois mais poderosos estados do mundo, obscurecendo as antigas potências, Inglaterra, França e Alemanha. Os Estados Unidos tinha a bomba atômica e um imenso poderio industrial; a união Soviética tinha o maior exército do mundo e estendia seu domínio a Europa Oriental.            
Com o fim da 2ª guerra, veio o período da guerra fria (1947-1991), que pode ser caracterizado como uma disputa pela hegemonia mundial entre os Estados unidos e URSS. É uma intensa guerra econômica, diplomática e tecnológica pela conquista de zonas de influência. Ela divide o oposto: o chamado mundo capitalista, liderado pelo EUA, e o mundo comunista ou socialista, encabeçado pela URSS. Provoca ainda uma corrida armamentista que se estende por 40 anos e coloca o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear.
A guerra fria também se manifestou na rivalidade técnico-científica entre EUA e URSS, cuja expressão típica foi á corrida espacial. Um dos marcos iniciais da corrida espacial foi o lançamento pela união soviética, em 1957, do primeiro satélite artificial, o Sputinik. Quatro anos depois, os soviéticos promoveram o lançamento da nave espacial Vostok 1, tripulada por Yuri Gagarin, o primeiro astronauta a fazer o vôo orbital em torno da terra. Apesar desse pionerismo soviético, em 1969 os Estados Unidos enviaram à lua a nave espacial Apollo 11, consagrando o astronauta Neil Armstrong como o primeiro homem a pisar no solo lunar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário